Dados do Trabalho


Título

EPITELIOMA CALCIFICANTE DE MALHERBE RECIDIVADO: RELATO DE CASO

Resumo (não incluir autores, nem referências, somente o corpo do resumo)

INTRODUÇÃO: Pilomatricoma é uma neoplasia benigna de folículos pilosos. Representa cerca de 1% dos tumores benignos de pele. Com maior prevalência na primeira e segunda décadas de vida, com pico de incidência ocorrendo antes dos 10 anos. Não há consenso na literatura quanto à preponderância de gênero na ocorrência das lesões. Em geral, as regiões mais frequentemente atingidas são face e pescoço, seguidas de membros superiores, tronco e membros inferiores. Regiões palmar, plantar e genitália não são afetadas. Embora desconhecida, a etiopatogênese dessa lesão tem sido relacionada a mutações do gene CTNNβ1, responsável pela codificação da β-catenina, que desempenha papel importante no desenvolvimento normal do pelo. Biópsia aspirativa com agulha fina, com a presença de ilhas periféricas de células basalóides e células-sombra (anucleada), pode fazer o diagnóstico correto.
OBJETIVO: Relatar um caso raro na literatura de nódulos recidivantes de pilomatricoma.
Casuística: Não se aplica.
MÉTODO: Relato de caso.
RESULTADO: Paciente do sexo feminino, 5 anos, encaminhada devido a lesão nodular recidivante em pele. Apresenta histórico de exérese de 2 lesões há 3 anos, uma em região braquial posterior direita e outra em região de dorso; e uma terceira lesão em região retroauricular direita, ressecada há 1 ano. A segunda e a terceira lesão com o anatomopatológico de Epitelioma Calcificante de Malherbe. A paciente consultou em nosso serviço há 3 meses, devido a evolução rápida de recidiva nodular em retro-auricular direita. A USG cervical, evidenciou lesão nodular heterogênea calcificada na região retroauricular direita, medindo 2 x 1,5 cm. Há 1 mês, foi realizada a ressecção do tumor até planos profundos para margens cirúrgicas adequadas. A peça foi encaminhada para exame anatomopatológico, que constatou Epitelioma Calcificante de Malherbe.
CONCLUSÕES: Trata-se de uma apresentação rara deste tumor, devido seu caráter recidivante e de evolução rápida. O diagnóstico é eminentemente clínico e frequentemente difícil, em decorrência de extensas possibilidades de diagnóstico diferencial. O tratamento indicado é a excisão cirúrgica completa da lesão.
CONFLITO DE INTERESSE: Nenhum conflito de interesse.

Área

Casos clínicos

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil, Hospital de Câncer Araújo Jorge - Goiás - Brasil

Autores

AMANDA DOMINGOS CORDEIRO, LUCAS RODRIGUES DA COSTA, SORMANY DEL CARMO DE AZEVEDO CORDEIRO, GUILHERME VILELA TAPPARO, FERNANDO FERREIRA CHAVES, CRISTOFER RUSBIAN YUGO ENDO SILVA, JESSICA FERREIRA FREITAS