Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇÃO DA ULTRASSONOGRAFIA DERMATOLÓGICA NO CÂNCER DE PELE

Resumo (não incluir autores, nem referências, somente o corpo do resumo)

Introdução
A ultrassonografia é uma ferramenta diagnóstica amplamente utilizada, com a vantagem de não utilizar radiação ionizante e não ser um método invasivo. Com o advento de transdutores de alta frequência, que atingem menor profundidade, o uso pra avaliação de doenças dermatológicas está aumentando. Com a melhor visualização das camadas da pele por esses aparelhos, torna se possível reconhecer tumores de pele, descrever suas características morfológicas, topografia e tamanho, auxiliando o cirurgião a planejar a cirurgia.
Objetivo
O presente estudo visa demonstrar a relevância da ultrassonografia dermatológica no diagnóstico, planejamento terapêutico e seguimento dos tumores cutâneos.
Método
Trata se de uma pesquisa descritiva por meio de uma revisão de literatura, através de plataforma digitais de pesquisas acadêmicas. Os estudos selecionados foram publicados entre os anos de 2008 e 2023, em português e inglês.
Resultados
O exame ultrassonográfico permite uma avaliação dos diâmetros tumorais, extensão para camadas mais profundas, melhora o desempenho do estadiamento locorregional, detecta lesões satélites não palpáveis, contribui para o planejamento pré-operatório ajudando o cirurgião a escolher a abordagem mais adequado e realiza vigilância pós-terapêutica contribuindo para uma detecção precoce de recorrência. Com isso, um mapeamento pré-operatório guiado por ultrassonografia além de determinar características da lesão, ajuda a localizar estruturas neurovasculares relevantes diminuindo o risco de dano destas estruturas, e permite um melhor prognóstico estético, estabelecendo o local, o tamanho da excisão e a técnica ideal para fechamento cirúrgico.
Conclusão
O uso da ultrassonografia de alta frequência é uma realidade no câncer de pele. A técnica permite revelar informações importantes antes e após tratamento, contribuindo para uma decisão terapêutica mais assertiva e no acompanhamento destes pacientes.

Palavras Chave

Câncer de pele; ultrassonografia; exames de imagem

Área

⁠Miscelânea

Instituições

Hospital Federal de Bonsucesso - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BÁRBARA CRISTINA TINOCO REZENDE SIMOMURA