Dados do Trabalho


Título

Enxerto condral auricular associado a retalhos de Tripier e McGregor - uma opção para reconstrução de pálpebra inferior em cirurgia oncológica: apresentação de dois casos

Resumo (não incluir autores, nem referências, somente o corpo do resumo)

Introdução: A cirurgia de reconstrução visa reintegrar estrutural e funcionalmente determinada região, sendo um procedimento ainda mais complexo no âmbito oncológico, já que além da funcionalidade e questão estética, há a preocupação em fornecer um tratamento adequado ao tumor. A reconstrução palpebral representa um desafio significativo para os cirurgiões, devido à complexidade anatômica da região. Existem diversas técnicas de reconstrução desta região, que podem ser associadas para alcançar melhor resultado estético e funcional.
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo revisar na literatura acerca da associação de técnicas para reconstruções pós ressecções oncológicas nesta região e, para fins de ilustração, relatar dois casos em que foi utilizada uma associação de retalhos miocutâneos e enxerto cartilaginoso para reconstrução palpebral inferior pós ressecção de carcinoma basocelular.
Resultados: A reconstrução da pálpebra inferior usando retalho miocutâneo e o enxerto pericondral cartilaginoso da orelha permitem a reconstrução das lamelas anterior e posterior em defeitos totais da pálpebra inferior, com maior precisão em defeitos marginais. Outros casos de associação de técnicas de reconstrução descritos em literatura evidenciaram baixa taxa de complicações e bons resultados funcionais e estéticos. A técnica inclui a construção de uma lamela anterior de pele adequada e esteticamente apropriada, preservando a função dinâmica do músculo orbicular sempre que possível, e a criação de uma lamela posterior que substitui o tarso na margem palpebral e proporciona uma superfície mucosa lisa.
Considerações finais: A associação de retalhos miocutâneos com enxertos cartilaginosos oferece uma reconstrução tridimensional funcional, utilizando tecidos semelhantes aos perdidos nas ressecções oncológicas, proporcionando similaridade anatômica e funcional com os tecidos saudáveis, com mínima morbidade cirúrgica, compreendendo os princípios oncológicos e assegurando margens livres de neoplasia.

Palavras Chave

enxerto cartilaginoso; retalho miocutâneo; reconstrução de pálpebra inferior; reconstrução oncológica

Área

⁠Miscelânea

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUANA FERREIRA VASQUES, AMANDA DA SILVA ANJOS , RAFAEL VIEIRA KWIATKOWSKI, FILIPE VIEIRA KWIATKOWSKI