Dados do Trabalho
Título
MELANOMA SUBUNGUEAL IN SITU TRATADO COM CIRURGIA FUNCIONAL: RELATO DE CASO
Resumo (não incluir autores, nem referências, somente o corpo do resumo)
Introdução:
O melanoma subungueal (MS) é um subtipo de melanoma acral. Apesar de o melanoma cutâneo ser mais comum em caucasianos, o melanoma subungueal representa apenas 2-3% dos melanomas nessa população, ao passo que corresponde a cerca de 20% em asiáticos e negros. A radiação ultravioleta não parece representar um fator de risco tão significativo para esse subtipo de melanoma. O MS tem pior prognóstico, que pode estar relacionado a atraso no diagnóstico desse tipo de lesão, e o tratamento padrão envolve amputação do dedo em questão. Contudo, em casos de diagnóstico precoce com biópsia demonstrando lesões iniciais, existe a possibilidade de realizar tratamento conservador com manutenção de funcionalidade.
Objetivo:
Descrever um relato de caso de melanoma subungueal in situ em que foi realizada cirurgia conservadora.
Casuística:
Foi incluída uma paciente com diagnóstico de melanoma in situ que foi tratada com cirurgia funcional.
Método:
Foi realizada revisão de prontuário e registro fotográfico, além de revisão de literatura.
Resultados:
Paciente do sexo feminino, de 60 anos, costureira, foi encaminhada para serviço especializado por queixa de melanoníquia em primeiro quirodáctilo da mão esquerda. Realizada biópsia incluindo matriz ungueal, com diagnóstico de melanoma in situ no exame anátomo-patológico. Foi conversado com a paciente e expostos riscos e benefícios da cirurgia conservadora versus amputação. Paciente opta pela cirurgia funcional, realizada em centro cirúrgico sob sedação. Fechamento do defeito foi realizado com enxerto de pele total. O resultado do anátomo-patológico final confirmou diagnóstico de melanoma in situ do subtipo acral, 2,0x1,5cm, margens livres. Paciente está em seguimento, sem sinais de recidiva, após seis meses de seguimento, realizando sua atividade laboral sem consequências.
Conclusões:
Em casos de melanoma subungueal iniciais, deve-se considerar os riscos e benefícios da cirurgia conservadora para preservação de funcionalidade.
Financiadores:
Não houve financiadores no estudo.
Conflitos de interesse:
Não há conflitos de interesse nesse trabalho.
Área
Casos clínicos
Instituições
Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil
Autores
PAULA STRAUCH COSTA, WEBERSON PAULO DA SILVA, FABRIZIO LAZZAROTTO DE ANDRADE, GABRIELE SPERCOSKI GONÇALVES, MARCIO BARBIERI, HANDER KELLER MADUREIRA RABELO, ANDRE LUIZ BILIERI PAZIO, JULIANO CAMARGO REBOLHO, LEANDRO CARVALHO RIBEIRO