Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA BASOCELULAR LINEAR EM CERVICAL: RELATO DE CASO

Resumo (não incluir autores, nem referências, somente o corpo do resumo)

Introdução:
O carcinoma basocelular (CBC) corresponde a 75% das neoplasias que acometem a pele, contemplando diversos subtipos histológicos. Em 1985, Lewis descreveu uma lesão linear na face de um paciente de 73 anos, cujo subtipo histológico era nodular – contudo, devido a sua forma diferenciada, foi classificado como uma entidade à parte. A descrição do CBC linear foi como uma “lesão que se estende preferencialmente para um lado, resultando num tumor ou placa que é mais longo do que largo numa proporção maior que 3:1”. Desde então, casos de carcinoma basocelular linear vêm sido descritos: em uma revisão de literatura de 2005, foi reunido a descrição de 33 CBC lineares; até o momento desse relato de caso, a coorte mais recente conta com 31 casos. Nessas revisões, o local mais comum de acometimento é periocular. Assim, percebe-se que o carcinoma basocelular linear é uma subclassificação rara do tumor de pele mais comum do mundo.

Objetivo:
Descrever um relato de caso de carcinoma basocelular linear na região cervical.

Casuística:
Foi incluso um paciente de 74 anos.

Método:
Foi feita revisão de prontuário e documentação fotográfica da lesão, além de revisão de literatura acerca do carcinoma basocelular linear.

Resultados:
Um paciente de 74 anos do sexo masculino em seguimento devido a acometimentos prévios por carcinoma basocelular desde 2010. Em consulta de acompanhamento não apresentou queixas, contudo durante exame físico foi identificada lesão linear de cerca de 3cm, pigmentada, na região cervical direita. Foi realizada ressecção de lesão com margens de segurança de 6mm. O resultado anatomopatológico confirmou o diagnóstico de carcinoma basocelular subtipo nodular e pigmentado com margens livres. Na consulta de revisão, paciente sem queixas e mantido seguimento.

Conclusões:
Apesar de raro, o carcinoma basocelular linear deve ser suspeitado em lesões lineares. O diagnóstico por vezes é confundido com cicatrizes e arranhaduras, portanto é importante o conhecimento dessa entidade afim de identificá-la.

Palavras-chave:
Carcinoma basocelular; linear; carcinoma basocelular linear; câncer de pele não melanoma.

Financiadores:
Esse trabalhado não apresentou financiadores

Conflitos de interesse:
Não houve conflitos de interesse na realização desse trabalho.

Área

Casos clínicos

Instituições

HOSPITAL ERASTO GAERTNER - Paraná - Brasil

Autores

PAULA STRAUCH COSTA, WEBERSON PAULO DA SILVA, FABRIZIO LAZZAROTTO DE ANDRADE, GABRIELE SPERCOSKI GONÇALVES, MARCIO BARBIERI, HANDER KELLER MADUREIRA RABELO, JULIANO CAMARGO REBOLHO, ANDRE LUIZ BILIERI PAZIO, LEANDRO CARVALHO RIBEIRO